Apresentação|Ensino|Investigação|Pessoas|Notícias e Eventos|Pesquisa  
» Principal » Ensino » 2º Ciclo » Mestrado em Engenharia Mecatró... » Apresentação
    Mestrado em Engenharia
Mecatrónica
  
  
Apresentação
Informações Gerais
Estrutura Curricular
Plano Curricular
Apresentação

O Mestrado em Engenharia Mecatrónica resulta da necessidade de preencher adequadamente um domínio crescentemente especializado no projecto, construção comando e controlo inteligente de máquinas e equipamentos de accionamento electromecânico. O Engenheiro Mecatrónico possuirá uma formação tecnológica aprofundada com a inclusão de matérias e domínios emergentes nos curricula como exigência principal. O Mestrado em Engenharia de Mecatrónica habilitará os seus diplomados ao exercício da actividade profissional em Mecatrónica, domínio que integra conceitos de análise e projecto de sistemas dinâmicos, sensores, dispositivos actuadores, controlo e comando de automatismos em tempo real. O estudo de casos, a simulação, e a realização de projectos serão usados no curso para robustecer a aquisição de competências. A missão do Engenheiro Mecatrónico pode ser caracterizada nas seguintes vertentes: Participação na criação e desenvolvimento de produto; Promoção da competitividade pela integração da Investigação Científica.

O plano de estudos proposto para o Mestrado em Engenharia Mecatrónica tem a duração de 2 anos. São propostas cinco Unidades Curriculares no primeiro semestre do curso e sete Unidades Curriculares no segundo semestre do curso. Reflectindo a diversidade das solicitações profissionais, são oferecidas unidades curriculares de opção, organizadas em módulos. Assim o aluno terá a possibilidade de escolher diferentes opções, dentro de condicionalismos razoáveis de logística e oferta de leccionação, que decorrem nos segundo e terceiro semestres. No terceiro semestre, além das Unidades Curriculares Opção 1 e Opção 2 decorre o Seminário de Sistemas Mecatrónicos (Unidade Curricular integradora de conhecimentos obtidos nas Unidades Curriculares anteriores) e dá-se início à preparação da dissertação, a qual se prolonga pelo quarto semestre do curso de Mestrado em Engenharia Mecatrónica.
No sentido de garantir uma homogeneização inicial dos conhecimentos de alunos oriundos de formações iniciais distintas (Mecânica e Electrónica), estão previstas unidades curriculares de homogeneização que decorrerão no primeiro semestre do curso (razão porque estão previstas apenas cinco unidades curriculares obrigatórias neste semestre), mas não serão contabilizáveis em termos de unidades de crédito para o curso. Constarão contudo no Anexo ao Diploma.

Unidade Curricular de Homogeneização
Para alunos sem formação inicial de Mecânica: CAD; Mecânica Geral; Mecânica dos Materiais; Órgãos de Máquinas.

Para alunos sem formação inicial de Electrónica: Análise de Circuitos; Microprocessadores e Sistemas Digitais; Instrumentação e Sensores; Electrotecnia e Electrónica.


© Copyright 2005-2022 DEI@ University of Minho. Todos os direitos reservados.